domingo, 5 de junho de 2016

Quem é Jay Garrick

Matéria de Raimundo Jr 05/06/2016 14:46
   Quem é Jay Garrick?

Jay Garrick (também conhecido no Brasil como Joel Ciclone)[1] é um personagem da editora norte-americana DC Comics, e foi o primeiro personagem a se chamar Flash.
Trajando calças azuis, camisa vermelha e um estranho capacete com asas (óbvia referencia ao veloz deus romano dos mensageiros, Mercúrio), o primeiro Flash surgiu em Janeiro de 1940. Criado pela dupla Gardner Fox e Harry Lampert. Esse primeiro Flash também fez parte do primeiro grande grupo de super-heróis da DC Comics, a Sociedade da Justiça, junto com versões da Era de Ouro dos Quadrinhos de vários personagens da DC Comics, como o Lanterna Verde e a Mulher-Maravilha. Quando estava em ação Jay tinha o cuidado de manter seu rosto em constante vibração, dando uma aparência de embaraçamento e, portanto impedindo que o reconhecessem. Com o passar dos anos, a preservação de uma dupla identidade. Quando começou a ser publicado no Brasil, o primeiro Flash foi batizado nos anos 40 do século XX de Joel Ciclone.
Com o tempo, o personagem acabaria entrando em desuso, deixando de ter suas aventuras publicadas. O "Flash" seria re-inventado décadas mais tarde, bastante diferente. Mais para a frente, Jay Garrick voltaria à ser usado, como se fizesse parte do passado do Universo DC, criando assim, um "Legado do Flash", com vários personagens recebendo a honra e o dever de usarem o nome "Flash", para proteger Keystone City. Atualmente, Garrick é um dos personagens secundários nas histórias deWally West, o terceiro Flash, que são atualmente escritas pelo badalado Geoff Johns.
Origem
Jay Garrick era aluno da Universidade de Keystone City, onde trabalhava como assistente de laboratório para seu professor de Biologia. Um dia, ele ficou até tarde no laboratório para terminar um trabalho e, sonolento, acidentalmente derrubou um frasco contendo uma amostra de um misterioso líquido conhecido como água pesada. Os vapores emitidos pelo líquido nocautearam Jay e ele ficou horas respirando-os antes de ser encontrado por seu professor e levado ao hospital.
Após uma breve recuperação, ele descobriu que os vapores haviam ativado seu Meta-Gene latente e lhe dado o superpoder de correr à velocidade da luz. Ele decidiu usar seus superpoderes para combater o crime e tornou-se o primeiro Flash. Ao invés de usar uma máscara, ele adotou um capacete baseado no do deus da velocidade Mercúrio e, para ocultar sua verdadeira identidade, ele vibrava o seu rosto para que ele saísse borrado em fotos e vídeos.
Jay eventualmente juntou-se à Sociedade da Justiça da América e casou-se com sua namorada, Joan Williams. Pouco depois, ele foi atacado por seus inimigos, o Mago, o Pensador e o Penumbra, e, como resultado, Keystone City foi coberta por um domo sombrio e sua existência foi apagada das mentes de todos, levando o resto do mundo a acreditar que Jay era um personagem de histórias em quadrinhos.
Anos depois, o segundo Flash, Barry Allen, que havia sido inspirado pelas HQs de Jay, descobriu Keystone City e libertou o herói, que tornou-se seu mentor e retornou à Sociedade da Justiça da América, que havia sido originalmente desfeita como parte de uma conspiração organizada por Vandal Savage. Pouco depois, Jay foi enviado para o Limbo ao lado dos outros membros-fundadores da equipe, onde ficou preso por anos antes de ser liberto pelo super-herói Tempus.
De volta, Jay tornou-se mentor do terceiro Flash, Wally West, e do Impulso, Bart Allen. Ele teve seu envelhecimento retardado devido à energia sombria que seu corpo havia absorvido durante um confronto com o supervilão Ian Karkull e também tornou-se capaz de acessar a Força de Aceleração, que lhe dava o poder de correr à velocidade da luz.
Até hoje, Jay continua casado com Joan e é um membro vital da Sociedade da Justiça e da Família Flash.
Novos 52 
Nesta nova versão, Jay Garrick é um jovem de 21 anos que acabou de terminar a faculdade. Em sua primeira aparição, Joan Williams está terminando seu namoro com ele e se mudando para a costa oeste dos EUA. Ele fez uma grande burrada e Joan parte desejando nunca mais vê-lo pelo resto de sua vida. Desolado, sem perspectiva e sem propósito na vida, Jay vê o que parece ser uma estrela cadente a princípio, mas que na verdade era Mercúrio caindo do céu. Ele diz que estava preso por um grande mal, conseguiu se libertar a um grande custo, e que esse mal está vindo, e a Terra precisa de um herói. Assim, Jay Garrick recebe a velocidade de um deus, tornando-se o Flash.

Flash Comics   n° 1 - DC Comics

Capa enviada por Antônio Luiz Ribeiro

Clique nos números para navegar pelas edições

3 4 6 9 11 12 13 17 23 25 26 78 83 86 88 89 90 9192 93 94 96 97 101 104 217 218 219 226
O primeiro herói velocista dos quadrinhos estreou na revista “Flash Comics” n° 1, da All-American Publications, editora que logo se transformaria na DC Comics. Na trama, passada na Universidade de Midwestern, o estudante de química Jay Garrick adquire supervelocidade aspirando átomos radioativos de uma fórmula hídrica ("água pesada"), se tornando o homem mais rápido do mundo. Usando seus poderes para servir a lei e a ordem, ele adotou a identidade de Joel Ciclone e atuou como herói durante os anos 40, como membro da Sociedade da Justiça da América e do Esquadrão All-Star.

Tempos depois, se casou com Joan Willians e junto a seus amigos justiceiros, Jay e toda a cidade de Keystone desapareceram do mapa, graças a seu adversário, o Violinista. Anos depois, nosso herói e a cidade foram resgatados por seu sucessor, Barry Allen, o novo Flash.

Feliz por seu legado estar em boas mãos, Jay optou por se "aposentar", embora sempre apareça quando necessário como herói, conselheiro e amigo ou como membro da SJA.

Jay possui super-velocidade que se aproximava à da luz, mas devido a sua idade, tornou-se um pouco mais lento. Entretanto, sua relação com a força de aceleração o mantém mais jovem para sua idade.

Trajando calças azuis, camisa vermelha e um elmo que lembra o do deus Mercúrio, Joel Ciclone surgiu num gibi com data de janeiro de 1940 (mas que chegou ás bancas americanas possivelmente ainda no final de 1939). 

Décadas mais tarde, foi explicado que, no dia seguinte à sua transformação em Joel Ciclone, Jay descobriu que era capaz de acessar uma fonte de energia extradimensional chamada "Campo de Velocidade". Foi essa capacidade que fez com que ele fosse capaz de correr à inacreditáveis velocidades, tornando-se o protetor de Keystone City.

Quando estava em ação, Jay preferia não usar máscara, como os outros heróis, mas tinha o cuidado de manter seu rosto em constante vibração, dando uma aparência de embaraçamento e, portanto impedindo que o recohecessem. 

Quando começou a ser publicado no Brasil, nos anos 40, foi batizado de Joel Ciclone, sendo mudado, pela EBAL, para "Flash", nas décadas seguintes. Na editora Abril, voltou a ser Joel Ciclone, e com esse nome permance desde então. 

O personagem apareceu como convidado no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” — no episódio “Requiem for a Scarlet Speedster!” (2010), escrito por Greg Weisman.

Nenhum comentário:

Postar um comentário